Aconteceu em Palmares do Sul o fórum permanente da política pública estadual para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades.
O Decreto n° 39.678 de agosto de 1999, que institui a Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, designou como coordenadora e articuladora desta política a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Estado do Rio Grande do Sul. Desde 1999, a FADERS vem promovendo o Fórum, um órgão de participação direta da comunidade rio-grandense que tem por finalidade o acompanhamento e a fiscalização das Políticas Públicas para este importante segmento social.
As ações da FADERS têm se caracterizado pela descentralização destas políticas públicas, instrumentalizando os municípios através de Plenárias do Fórum Estadual Permanente com assessorias, sensibilizações, capacitações e Seminários Técnicos. Um esforço paritário direcionado para garantia de direitos e para a equiparação de oportunidades das pessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades.
Neste contexto o município realizou no dia 3 de novembro, no salão paroquial, com abertura do grupo de flautas e do grupo de percussão. A presença de autoridades locais, diretores da Faders, secretários municipais de Palmares, Osório, Capivari do Sul, professores de Palmares, Balneário Pinhal, Tramandaí entre outros. Houve relatos de trabalhos, explanação técnica sobre o assunto abordado.
O Fórum teve a duração de oito horas, com muito aproveitamento e é o primeiro passo para uma nova ótica com relação a igualdade de direitos do cidadão. Palmares precisa ter mais acessibilidade e estamos dando o primeiro passo para a efetivação, co menta a secretária de educação Marisoni Machado.