PROPOSTA PEDAGOGICA
Queremos uma escola com idéias de solidariedade, que continua um espaço onde haja uma articulação de políticas sociais que lideradas pela educação integrem desenvolvimento com vida individual, social e cultural, num ambiente onde as formas de expressão, dentre elas a linguagem verbal e corporal ocupem lugar privilegiado, num contexto de jogos e brincadeiras, onde as famílias e a escola convivam intensa e construtivamente cuidando e educando.
Temos por finalidade que nossa escola perpetue os ideais de respeito a dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas.
Em nosso contexto escolar desenvolvemos alguns projetos coletivos; que fazem parte da rotina escolar.
PROJETO HORA CIVICA- “È de pequeno que eu aprendo a ser”.
Momento vivo e presente de civismo no contexto escolar, com o objetivo de provocar um sentimento de querer ser brasileiro.
Acontece todas as terças-feiras manhã/tarde, a cada semana uma turma é responsável pela hora cívica.
PROJETO: ESCOLA E FAMILIA UMA BOA PARCERIA
Este projeto tem por finalidade uma atividade mensal com as famílias no contexto escolar, coordenada por dois professores ou profissionais e equipe diretiva, de acordo com as datas comemorativas, com o objetivo promover maior integração da comunidade escolar.
A abertura deste projeto foi com a semana da páscoa, sendo coordenado pela vice-diretora Izaura de Jesus e professora Adriana Bica, o qual apresentaram o teatro de luzes e sombra.
HISTÓRIA: “O COELHO INFELIZ”
No mês de maio, em comemoração o “Dia das mães”, a professora Patricia Bueno e a auxiliar de educação Tatiana Medine, organizaram a confraternização para as mães.
Para julho está programado a entrega dos pareceres aos pais no dia 21/07 e dia 22/07 a festa dos avós(avó e avô).
ATIVIDADES PEDAGOGICAS QUE FAZEM PARTE DA ROTINA ESCOLAR
CANTOS PEDAGOGICOS/SUCATA
OBS: O canto de atividades pedagógicas e a construção com sucata acontece alternadamente de 15 em 15 dias.
Essa atividade propicia o educador a observação e analise da criança em sua individualidade e em grupo; sempre o educador fazendo as intervenções necessárias para uma aprendizagem. Podendo ser com a turma individual ou coletiva.
HORA DO CONTO COLETIVA
A leitura é uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
Contação de historia faz parte da rotina de cada turma, a cada semana um professor, funcionários, equipe diretiva faz a contação coletiva, manhã/tarde.
PROJETOS QUE FAZEM PARTE DO INTERESSE DO ALUNO
PROJETO-“TERRA DE ARROZ”
TURMA: pré escola 1
TURNO: manhã
PROFESSORA: Adriana Marques
PERÍODO:25/04 à 27/05
Um dos passeios com a turma no bairro, passaram em frente a cooperativa, havia muitos caminhões de arroz na fila para descarregar, os alunos ficaram impressionados com tanto arroz no chão, e porque ele era amarelo? (com casca) os passarinhos estavam comendo? Surgiu então o Projeto “ Terra de Arroz” dentre as atividades desenvolvidas. Roda de conversa, palestras, agente da pastoral (uso da farinha do arroz) com Srª Ana Braz, visita a Cooperativa(área industrial), palestra com a Nutricionista Elizabete sobre a proteína do arroz, passeio a aviação agrícola, visita representação de maquinário em Capivari do sul.
Percebe-se que este projeto foi de encontro com a expectativa das crianças principalmente o processo de industrialização (cooperativa Arrozeira Palmares do sul), fez o entendimento de onde vem o arroz que eles comem no seu dia a dia (Lavoura/Industria); inclusive para os professores que acompanharam o projeto.
PROJETO:”OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS”
TURMA: maternal 2 A e B
TURNO: manhã/tarde
PROFESSORA: Adriana Bica e Patrícia Bueno
PERÍODO:16/05 à 17/06/2011
Tudo surgiu na hora do lanche e almoço, quando o cardápio é fruta, legumes ou verduras, sempre havia criança que não comia, as professoras com a interferência, explicavam a importância das mesmas para saúde foi trabalhado o valor nutritivo das frutas, verduras e legumes; suas peculiaridades (sementes, cor, textura, tamanho).
Tudo surgiu na hora do lanche e almoço, quando o cardápio é fruta, legumes ou verduras, sempre havia criança que não comia, as professoras com a interferência, explicavam a importância das mesmas para saúde foi trabalhado o valor nutritivo das frutas, verduras e legumes; suas peculiaridades (sementes, cor, textura, tamanho).
Degustaram frutas, bolos, sucos, saladas; confeccionaram um livro de receitas. Foi um projeto de grande valia. Temos uma aluna que sempre pedia para sua mãe comprar chiclete ou bala na saída, hoje pede a mãe para levar uma fruta.