quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Reunião de Diretores

No dia 10 de agosto a Secretária de Educação de Palmares do Sul, Marisoni Monteiro Mesquita Machado, juntamente com as Coordenadoras Pedagógicas da SMEC, Carmen Araujo e Daiane Vieira, realizaram mais uma Reunião da Equipe Diretiva. A reunião desta vez aconteceu na EMEF Domingos Saraiva que recebeu a Secretária, a Coordenação Pedagógica e demais Diretoras das escolas do Município com uma  apresentação do “ Grupo de Flautas” da escola, o que emocionou a todos pela belíssima apresentação feita. As reuniões acontecem uma vez no mês, onde são tratados assuntos administrativos e pedagógicos referentes ao andamento das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Palmares do Sul e tem como objetivo oportunizar a Equipe Diretiva das Escolas momentos de análise, reflexão e avaliação sobre todo desenvolvimento das atividades referentes à Educação que são desenvolvidas nas escolas. Nesta reunião foram tratados assuntos como: Curso de Capacitação de AEE da UFSM, Semana da Pessoa com Deficiência (21 a 28 de Agosto), Palestra do PAR, Capacitação de Professores e Funcionárias que acontecerá dia 19 de Agosto, Olimpíadas Estudantis, Semana Farroupilha, Formação Continuada de Professores, Feira de Ciências e Matemática do Município entre outros assuntos. “As Reuniões de Diretores vem acontecendo, uma vez por mês desde que assumi esta Secretaria em 2010, porém este ano resolvemos inovar nossas reuniões indo até as Escolas, também uma vez no mês, para que estas reuniões aconteçam nas escolas da Sede e nas escolas dos Distritos do Município. Acreditamos que é necessária esta troca de experiência e conhecimento da realidade em que cada uma das nossas  escolas estão inseridas. Isso possibilitará  um melhor entendimento destes indivíduos que possuem determinadas habilidades e competências para agir frente às diferentes situações impostas pelo cotidiano escolar, buscando a melhor maneira de desenvolver as propostas pedagógicas de cada escola e assim contribuir com o planejamento, execução e avaliação de todo o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos.” Comenta a Secretária.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Formação de Professores Municipais

No dia 4 de agosto aconteceu na casa do idoso uma formação específica para professores de séries finais, educação infantil e séries iniciais.
Pela manhã a capacitação foi para professores de séries finais, dividida em dois momentos: início palestra com Ana Rosimere Cunha, mestre em educação abordando a temática sobre o atendimento de alunos AEE nas séries finais. Discutindo sobre a grande dificuldade que os profissionais enfrentam na sala de aula para o atendimento aos adolescentes com necessidades especiais, em decorrência da carga horária, muitas turmas em períodos fracionados. O segundo momento foi sobre o andamento do aprendizado dos alunos em cada disciplina, discussão sobre as muitas formas de socialização dos conteúdos com maior envolvimento dos alunos. Os grupos foram mediados por professores das disciplinas.
Durante à tarde houve um reforço do curso das “Boquinhas”, com Patrícia Hoffmaister, fonoaudióloga, responsável pela implantação do curso fono/viso/articulatório conhecido como “Boquinhas” que viabilizou aos professores questionamentos pertinentes sobre as dificuldades e os sucessos apresentados na aplicação desta metodologia.
No segundo momento foram organizados em grupos por ano trabalhado para socialização de práticas aplicadas em sala de aula.
A avaliação da formação foi muito positiva por parte dos professores que na grande maioria se envolveram durante todo o tempo interagindo nas oficinas e participando durante as palestras.

6 ª Reunião de Supervisão

Nesta última terça feira ocorreu na SMEC a reunião de Supervisão das escolas, onde teve como pauta os seguntes assuntos:
Bullyng; Documentação das Escolas; Revisão do PPP; Avaliação; Prova Brasil; Folclore; Olímpiadas de Matemática; Feira de Ciências e Matemática; Consulta Popular; 9º Congreltur.

Mensagem da reunião

A Dificuldade de Agradar a Todos

Muitas pessoas se comportam da forma que imaginam que agradará a todos.
Esta metáfora nos fala da impossibilidade de realizar este objetivo e sobre a necessidade de confiarmos em nosso julgamento interno.

"Em pleno calor do dia um pai andava pelas poeirentas ruas de Keshan junto com seu filho e um jumento. O pai estava sentado no animal, enquanto o filho o conduzia, puxando a montaria com uma corda.
-"Pobre criança!", exclamou um passante, "suas perninhas curtas precisam esforçar-se para não ficar para trás do jumento. Como pode aquele homem ficar ali sentado tão calmamente sobre a montaria, ao ver que o menino está virando um farrapo de tanto correr?
O pai tomou a sério esta observação, desmontou do jumento na esquina seguinte e colocou o rapaz sobre a sela. Porém não passou muito tempo até que outro passante erguesse a voz para dizer.
- Que desgraça! O pequeno fedelho lá vai sentado com um sultão, enquanto seu velho pai corre ao lado.
Esse comentário muito magoou o rapaz, e ele pediu ao pai que montasse também no burro, às suas costas.
- Já se viu coisa como essa?, resmungou uma mulher usando véu. Tamanha crueldade para com os  animais! O lombo do pobre jumento está vergado, e aquele velho que para nada serve e seu filho abancaram-se como seu animal fosse um divã. Pobre criatura!
Os dois alvos dessa amarga crítica entreolharam-se e sem dizer palavra, desmontaram.
Entretanto mal tinham andado alguns passos quando outro estranho fez troça deles ao dizer:
 -Graças a Deus que eu não sou tão bobo assim! Por que vocês dois conduzem esse jumento se ele não lhes presta serviço algum, se ele nem mesmo serve de montaria para um de vocês?
O pai colocou um punhado de palha na boca do jumento e pôs a mão sobre o ombro do filho.
-" Independente do que fazemos, disse, sempre há alguém que discorda de nossa ação. Acho que nós mesmos precisamos determinar o que é correto".


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ensino Médio na EMEF Bento Gonçalves

  
Com a intenção de viabilizar a implantação do Ensino Médio na Escola Municipal de Ensino fundamental Bento Gonçalves, do distrito de Quintão, a Secretária de Educação e Cultura de Palmares do Sul, Marisoni Monteiro Mesquita Machado, mais uma vez procurou a SEDUC –Secretaria de Educação do Estado, para buscar esclarecimentos a respeito do andamento da solicitação, feita no ano de 2010.
   A Secretária foi recebida pelo Secretário de Educação do Estado, José Clóvis de Azevedo e por José  Thadeu R. de Almeida, Diretor Geral Adjunto, que fizeram uma breve análise da possibilidade  dessa implantação  uma vez que esta clientela, já existente, será beneficiada em muitos aspectos.  “Estamos bastante otimistas com esta possibilidade, pois os maiores beneficiados serão os alunos que após concluírem o Ensino Fundamental, alguns, encontram dificuldades de se deslocarem desse Distrito na busca de Ensino Médio em outras localidades. Essa luta já persiste desde o ano passado onde já foram feitos os primeiros contatos com a 11ª CRE de Osório e agora estamos aguardando o andamento do pedido bastante confiantes de que teremos o Ensino Médio na Escola Bento Gonçalves muito em breve.” Comenta a Secretária.

SMEC PALMARES DO SUL BUSCA PARCERIA COM FADERS

  A Secretária de Educação e Cultura de Palmares do Sul, Marisoni Monteiro Mesquita Machado, recebeu em seu gabinete na semana que passou o chefe de Gabinete da Fundação de Articulação de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul- FADERS, Jorge Amaro de Souza Borges e Roberto Oliveira que é Presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência do RS.
  A FADERS é vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, no âmbito da Administração Pública Estadual que tem o compromisso de promover ações, no sentido de propor, articular, coordenar e promover a implantação de políticas que garantam a cidadania e a inclusão social das pessoas com deficiência e com altas habilidades do Rio Grande do Sul. Um dos objetivos da visita foi a possibilidade da criação de um Conselho de Pessoas com Deficiência no Município e também tratar de alguns ajustes para o FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS que estará acontecendo em Palmares do sul, em Outubro deste ano que terá como objetivo fomentar a participação direta da comunidade  na construção e fiscalização das políticas públicas para pessoas com deficiência e altas habilidades. “Sabemos que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, portanto esta será uma grande oportunidade de estarmos discutindo questões de interesse de toda população, pois apesar de nascermos com infinitas diferenças que podem se acentuar ou se modificar, não existem diferenças melhores ou piores, o que é preciso saber é que existem diversidades humanas que precisam ser respeitadas.” Comenta a Secretária Marisoni.



(Na foto a Coordenadora da Inclusão, no Município, professora Maria Aparecida Mesquita e a professora Adriana Feijó, além da Secretária Marisoni, Jorge Amaro e Roberto Oliveira)

Nossas Escolas

Escolas Municipais * Escola Municipal de Ensino Fundamental Domigos Saraíva Localizada no distrito de Bacupari, RST 101-Km 40. Iniciou se funcionamento em 1958, em terras doadas pelo Sr. Sizinho. Em 1995 a Escola passa a funcionar com o 1º grau completo. Atualmente atende alunos de Educação Infantil ao Ensino Fundamental de 9 anos. * Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmiano da Terra Osório. Localizadano distrito de Butiatuva, atende alunos de 1º ao 5º ano. A Escola começou a funcionar em 1956, primeiramente em casa de família. No mesmo ano, foi construída uma pequena casa de madeira coberta com palhas. Nesta época a Escola era chamada "Escola Sem Nome". Com a Lei nº 1460, de 06/12/1974, a escola foi organizada. * Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves Localizada no distrito de Quintão, atende alunos de diferentes lugares. A escola pertencia a Tramandaí, seu nome foi colocado pelo decreto Lei nº36/67/A, datado de 18/10/67, tendo dado como justificativa por seu nome, Bento Gonçalves, por tratar-se de um vulto glorioso da história. Em 14/08/68, através do Decreto nº 22/68 a Escola foi oficializada e transferida para o distrito de Quintão em 30/04/70 pelo decreto 05/70. A escola atende alunos do Ensino Fundamental de 9 anos. *Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas. Localizada no distrito de Granja Vargas, foi constrída em 1992, Decreto nº 1472, para atender à necessidades da comunidade. A escola atende alunos de 1º ao 5º ano. *Escola Municipal de Ensino Fundamental José Marques Lopes. Localizada no distrito de Frei Sebastião, RST 101 Km 70, atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de 9 anos. A Escola foi recebida de Osório em 1983 criada pela Lei nº 1460 de 06/12/74. Em 1991 a Escola passa a funcionar com o 1º grau completo com o ATO SE- 00813 do 27/06/1991. * Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz. Localizada no Distrito de Granja Vargas, surgiu por uma necessidade social, funcionando como creche. Com a LDB passou a funcionar como Escola Municipal de Educação Infantil, fazendo parte da Secretaria a Municipal de Educação, atende alunos de dois a cinco anos. * Escola Municipal de Educação Infantil Luluzinha. Localizada no bairro Major Pinto, na sede do município, atende crianças de dois a cinco anos. Criada como creche sob o decreto nº 1754 de 30/12/1992 e transformada em Escola Municipal de Educação Infantil sob o decreto nº 3083 de 1998 * Escola Municipal de Educação Infantil Peixinho Dourado. Localizada no Bairro Porto, sede do município, foi criada pelo decreto nº 1349 de 05/12/1991. A escola atende crianças de dois a cinco anos. * Escola Municipal de Educação Infantil Pintando 7. Localizada no centro da cidade. Sua criação originou-se de um grupo de pais que sentiam necessidades de colocar seus filhos numa escola infantil, pois no município só existiam creches nos Bairros Porto e Major Pinto, em turno integral. Criada pela lei municipal nº 635/06-06-1997, sofreu alteração na sua denominação com resolução nº 254/2000. A escola atende crianças de dois a cinco anos.

Breve histórico do município de Palmares do Sul/RS

Palmares do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Palmares do Sul foi criando no período do Brasil Império (1783), como distrito pertencente ao município de Conceição do Arroio, hoje chamado Osório. Entre 1920 e 1950, ganhou importância com a implantação de um porto às margens do Rio Palmares e uma ferrovia até Osório. Formou-se, então, um entroncamento hidroferroviário, de onde se exportava couro e lã. Em 1930 foi introduzido o cultivo do arroz, cultura que mantém a cidade na condição de um dos principais municípios gaúchos produtor deste cereal. O nome do Município se deu a grande quantidade de butiazeiros ( butiá capitata, família das palmáceas), encontrados nas redondezas. Em 12 de maio de 1982, por meio da Lei Estadual nº 7.654 ( DOE 12.05.82), Palmares do Sul desmenbrou-se de Osório, tornou-se município. O Município de Palmares do Sul localiza-se na região da Planície Costeira, no Litoral Setentrional do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Sua sede distante 86 Km de Porto Alegre.

SMEC

SMEC
Equipe SMEC